Laboratório de Pesquisa e
Desenvolvimento em Ensino de Física e Ciências
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| TTEMA E NOME DO APLICATIVO | DESCRIÇÃO | CLIQUE PARA ABRIR |
| ÓTICA GEOMÉTRICA | (produzidos por G. Felipe e M.F. Barroso) | |
| CAMPO VISUAL | Um problema clássico: descobrir o campo visual de um observador em frente a um espelho plano | campovisual |
| REFLEXÃO EM ESPELHO PLANO | Um experimento virtual interativo: medir o ângulo de reflexão de um raio luminoso por um espelho plano | reflexão |
| IMAGEM EM ESPELHO ESFÉRICO | Um experimento virtual: localizar a imagem de um objeto por um espelho côncavo | espelhoesférico |
| LEI DE SNELL | Um experimento virtual interativo: medir ângulo de refração | leideSnell |
| MOEDA NO FUNDO DE UMA PISCINA | Onde é vista a imagem de um objeto localizado no fundo de uma piscina? | imagemdamoeda |
| MÍNIMO TEMPO E REFLEXÃO | Um exercício virtual: a lei da reflexão e o tempo que a luz leva em seu percurso | temporeflexão |
| MÍNIMO TEMPO E REFRAÇÃO | Um exercício virtual: a lei da refração e o tempo que a luz leva em seu percurso | temporefração |
| MOVIMENTOS | (produzidos por G. Felipe e M.F. Barroso) | |
| CORRIDA DE CARROS | Dois carros apostam corrida; qual é a distância entre eles ao longo do movimento? | corrida |
| GRÁFICOS DE MOVIMENTOS UNIDIMENSIONAIS | Você escolhe a velocidade e a aceleração em um movimento em linha reta, e vê o gráfico desse movimento sendo traçado. | gráfico |
| MOVIMENTO NO PLANO | Você escolhe a velocidade e a aceleração em um movimento num plano, e vê sendo desenhada a trajetória do corpo. | trajetória-plano |
| ACELERAÇÃO, VELOCIDADE E TRAJETÓRIA | Um desafio: conseguir controlar, com o mouse, a trajetória do corpo... | desafio-trajetória |
| CARROS E CHOQUES | Como fazer dois carros colidirem? | choque-carros |
| A TRAVESSIA DO RIO | Um exercício virtual: atravessar um rio com correnteza | travessiadorio |
| ENCONTRO DE OBJETOS - COMPONENTES | Um exercício virtual: como um barco da polícia alcança um barco de contrabandistas? | encontro-componentes |
| ENCONTRO DE OBJETOS - VETORES | Mais um exercício interativo: fazer dois objetos se encontrarem | encontro-vetores |
| GALILEU E SEU NAVIO | Uma animação: posições medidas por dois referenciais em movimento relativo | galileu |
| O TREM DE GALILEU | Um observador em movimento observa um objeto em movimento... | transfGalileu |
| O SUSPEITO É O TEMPO | Einstein formula sua teoria da relatividade especial quando percebe que "o suspeito é o tempo"... observe como a definição de "simultaneidade" é relativa. | transfEinstein |
| EXPLOSÃO DE MINAS | Um jogo: localizar as minas usando coordenadas cartesianas. | explosão |
| VETOR MAIS VETOR | Exercício: somar vetores interativamente. | somadevetores |
| VETOR MAIS VETOR E MAIS VETOR | Exercícios sobre soma de vetores. | somade3vetores |
| VETORES, COMPONENTES E ROTAÇÕES | Componentes de vetores com sistemas de coordenadas que podem girar. | decomposiçãovetores |
| FORÇAS | (produzidos por G. Felipe e M.F. Barroso) | |
| CONTROLE DA NAVE ESPACIAL | Observação do que acontece com a velocidade de uma nave quando o motor é ligado, desligado ou invertido | forçaemovimento |
| PESOS E ROLDANAS | Um exercício virtual sobre sustentação de pesos com cordas e roldanas | pesoseroldanas |
| SUSTENTAÇÃO DE UMA BARRA | Um exercício: sustentação de um peso e uma barra | barra |
| OSCILAÇÕES E ONDAS | (produzidos por R. Neumann e M.F. Barroso) | |
| MASSA PRESA A UMA MOLA | Uma massa presa a uma mola é colocada para oscilar, com os valores da amplitude, da frequência e da fase inicial escolhidos pelo usuário. | massa-mola |
| OSCILAÇÕES E MOVIMENTO CIRCULAR | Uma imagem visual interativa da analogia entre movimento circular e movimento harmônico simples. | mhs-mcu |
| OSCILAÇÕES AMORTECIDAS | Um exercício virtual: oscilador harmônico com atrito. | amortecido |
| OSCILAÇÕES FORÇADAS | Escolha a frequência de uma força externa periódica sobre um oscilador harmônico e observe as consequências | forçado |
| OSCILAÇÕES FORÇADAS E AMORTECIDAS | Escolha a intensidade, frequência e fase de uma força externa periódica sobre um oscilador harmônico. | forçado-amortec |
| ESPAÇO DE FASE DO OSCILADOR LIVRE | Construção do gráfico do espaço de fase de um oscilador harmônico simples. | edf-ohs |
| ESPAÇO DE FASE DO OSCILADOR AMORTECIDO | O gráfico do espaço de fase de um oscilador harmônico amortecido. | edf-amortecido |
| SUPERPOSIÇÃO DE OSCILAÇÕES | Como é o movimento correspondente à superposição de dois movimentos oscilatórios na mesma direção? | superposição |
| FIGURAS DE LISSAJOUS | Como é o resultado da superposição de dois movimentos oscilatórios em direções perpendiculares? | lissajous |
| DIAPASÃO E SOM | Ligue o som e escute o som de um diapasão e veja uma animação do movimento das moléculas de ar ao seu redor. | diapasão |
| CIRCUITOS | (produzidos por G. Felipe e M.F. Barroso) | |
| LÂMPADAS E MAIS LÂMPADAS | Medidas de corrente e tensão em um circuito com lâmpadas (ideais). | circuito-lâmpadas |
| RESISTÊNCIAS E MAIS RESISTÊNCIAS | Medidas de corrente e tensão em um circuito com resistências ôhmicas. | circuito-resistores |
| APLICATIVOS RECENTES (estes aplicativos não estão no CD) |
DESCRIÇÃO / AUTORIA / ANO | CLIQUE PARA ABRIR |
| QUEDA VERTICAL | Movimento de queda vertical (com e sem atrito) / Geraldo Felipe / 2009 | quedalivre |
| PLANO INCLINADO COM ATRITO | Corpo descendo um plano inclinado / M. Vinicius M. Gonçalves, Juarez S. de Araújo e D. Bevilaqua / 2009 | planoinclinado |
| COLISÕES UNIDIMENSIONAIS | Colisões em uma dimensão entre dois corpos (pode-se variar a massa e o coeficiente de restituição) / Geraldo Felipe / 2010 | colisões |
| GRÁFICOS DE CINEMÁTICA | Comparação entre dois movimentos unidimensionais com aceleração uniforme - visual e com gráficos / Geraldo Felipe / 2010 | gráfico cinemática |
| GRÁFICO DE FUNÇÃO DE PRIMEIRO GRAU | Traçar gráficos de funções de primeiro grau / Geraldo Felipe / 2010 | função-grau1 |
| GRÁFICO DE FUNÇÃO DE SEGUNDO GRAU | Traçar gráficos de funções de primeiro grau / Geraldo Felipe / 2010 | função-grau2 |
| CINEMÁTICA I | Movimento de um carro em duas dimensões: controlando a velocidade / Geraldo Felipe / 2010 | cinematica |
| SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS* | Ler coordenadas cartesianas de um ponto / Geraldo Felipe / 2010 | coordenadas |
| CONTROLE DA NAVE II | Observação do que acontece com a velocidade de uma nave quando o motor é ligado, desligado ou invertido - nova versão / Geraldo Felipe / 2010 | força e movimento |
| CORRIDA DE NAVES ESPACIAIS | Comparação entre movimentos de naves em uma dimensão com apresentação de gráficos / Geraldo Felipe / 2010 | comparação de naves |
| CALORIMETRIA 1 | Aquecimento de líquido - curva de temperatura como função do tempo / Geraldo Felipe / 2010 | calorimetria |
| TEMPERATURA E CALOR | Ilustração do que ocorre com um sólido quando aquecido / Geraldo Felipe / 2010 | temperatura e calor |
| ATIVIDADE COM VETORES | Atividades (exercícios) sobre vetores / Geraldo Felipe / 2010 | vetores |
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Para
baixar o CD Aplicativos
Computacionais para o Ensino de Física,
clique com o mouse direito e salve o arquivo em seu computador. O
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do CD - descomprima-o e grave-o num CD, para
utilização independente. Se o sistema operacional
for Windows, e o autorun estiver habilitado, ele abrirá sozinho;
em caso contrário, abra o arquivo iniciar.exe. Se o sistema
operacional for Linux ou MacOS, abra o arquivo index.html em seu
navegador.
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Objeto de aprendizagem (learning
object) é todo recurso (digital ou não digital) que pode
ser usado e reutilizado, durante processos de aprendizagem
apoiados em uso de tecnologias, em contextos múltiplos.
Sua "granularidade" não é definida: isto é,
podem se constituir de pequenos aplicativos ou de temas completos,
de caráter aberto (permitindo intervenções do
usuário) ou mais fechados.
(D.
Wiley, 2000: Connecting learning objects to instructional design
theory: a definition and a metaphor,
in D. A. Wiley (ed), The Instructional Use of Learning Objects: Online Version. Disponível em http://reusability.org/read/chapters/wiley.doc, consultado em 25/03/06) |